quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uma Viagem em busca de um sonho de liberdade - Terceira Parte

A luta pela Independência divide um povo.
Enquanto os católicos do sul desejam a independência do Reino Unido, os protestantes do Norte são contra esta mesma independência. Devemos lembrar que os protestantes são originários ou descendentes de ingleses e escoceses e, portanto, considerados invasores pelos irlandeses.
No inicio dos anos 1900 (século XX) os protestantes formam o Partido Unionista que passa a defender a união de seu país ao Reino Unido.
Os católicos por sua vez formam, em 1905, o partido Sinn Féin (Partido Nacionalista de Esquerda), que passa a defender o Estado Irlandês independente.
Em 1916 um episódio violento que ficou conhecido como Páscoa Sangrenta mais uma vez marcará a história Irlandesa. No dia 24 de abril, poetas, pequenos comerciantes, artistas, sindicalistas organizados em torno da chamada Irmandade Republicana Irlandesa, ocupam os principais prédios públicos de Dublin e proclamam a República da Irlanda. Houve muita luta entre os manifestantes e as tropas inglesas, vários manifestantes são presos e todos os chefes rebeldes são mortos.
Entre os manifestantes presos está um jovem, então com 26 anos, que em breve se tornará um dos lideres da luta pela independência da Irlanda. Ele se chama Michael Collins.
Ainda na prisão Michael Collins passa a organizar um grupo de guerrilha que será a semente do Exército Republicano Irlandês (IRA). Oficialmente criado em 1918, o IRA terá um importante papel na história da Ilha a partir de então.


  Michael Collins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário