quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uma Viagem em busca de um sonho de liberdade - Segunda Etapa

Conhecendo um pouco da História da Irlanda...
Nesta etapa de nossa viagem vamos conhecer  um pouco da História da Irlanda.

A Irlanda tem sua história marcada pela violência e por muitos conflitos. As raízes destes conflitos são tão antigas que fica difícil estabelecer o começo.
Nos primórdios eram os Clãs que viviam na ilha que guerreavam entre si, disputando espaço e poder.
Depois, principalmente a partir da idade média (de 1200 em diante), a Inglaterra e seus reis viram na conquista do território Irlandês, uma forma de aumentar suas riquezas e seus domínios. 
Nós, aqui nesta nossa viagem histórica, vamos estabelecer como ponto de partida para entender os conflitos que marcaram a Ilha, o começo das lutas entre católicos e protestantes. Estes conflitos começam a partir de 1541 (século XVI), quando era Rei da Inglaterra Henrique VIII.
Além de ser famoso por ter tido 6 mulheres, Henrique VIII era um rei protestante (na realidade ele fundou a igreja anglicana, que é a igreja protestante britânica) e como tal começou a introduzir o protestantismo na região.
Os irlandeses, cuja maioria era católica, começam então uma série de revoltas contra a Inglaterra.
Mas porque os Reis da Inglaterra queriam implantar o protestantismo numa terra católica?
Os reis protestantes da Inglaterra temiam que os reis católicos da França e Espanha, seus rivais na disputa pelo poder na Europa, pudessem fazer acordos com os Irlandeses e utilizassem a Ilha para invadir a Grã-Bretanha.
Então os Reis da Inglaterra começaram a fazer um trabalho de conversão dos católicos?
Na verdade não. Ao invés disso, os Reis da Inglaterra, passam a doar as terras do norte da Irlanda, para colonos protestantes da Escócia e da Inglaterra.
Diversas rebeliões comandadas por católicos, ao longo dos séculos foram sendo esmagadas pelos Reis da Inglaterra e com o tempo os protestantes passam a ser a maioria no norte da Irlanda. Na realidade foi atingida após o ano de 1690.


Embora maioria apenas no norte, os protestantes detém o poder econômico e controlam a política, ou seja, detém o poder. Desde então o parlamento irlandês, de maioria protestante, começa a votar uma série de leis contra os católicos. Os católicos passam então a ser discriminados e a ter seus direitos reduzidos.
A partir do inicio dos anos de 1700, menos de 10% das terras pertencem aos católicos e a Irlanda é praticamente uma colônia Inglesa.  As divergências econômicas e políticas entre os católicos do sul os protestantes do norte aumentam muito.
Para piorar, no sul, o aumento da população, a distribuição desigual de terras e a decadência das indústrias provocam uma redução da qualidade de vida.
No norte, a indústria têxtil e a construção naval prosperam e o padrão de vida aumenta. Os protestantes controlam o Parlamento da Irlanda e restringem ainda mais os direitos dos católicos
Em 1800, o parlamento britânico e o parlamento irlandês, dominado por protestantes, aprovam em conjunto uma lei conhecida como “Ato de União”, que fecha o Parlamento da Irlanda e integra o país ao Reino Unido.
No entanto, os católicos querem uma Irlanda independente. As sementes do conflito estão lançadas.
Na década de 1840, devido à fome e falta de oportunidades os irlandeses, principalmente católicos, emigram em massa para os Estados Unidos. De lá, passaram a enviar recursos para financiar a guerra, na Irlanda, contra os protestantes e o governo Inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário